Imagens de Preto Velhos Sentados

O que é o Preto Velho?

O Preto-velho é uma das linhas de trabalho mais poderosas da Umbanda. São espíritos que representam generosidade, amor, humildade e se apresentam sob a imagem de idosos africanos que foram escravizados e morreram de velhice. São divindades puras, sábias e pacientes. Pela idade avançada, tiveram a oportunidade de viver por longos anos através da sabedoria, suportando as amarguras da vida. O Preto-velho é uma entidade conhecida nacionalmente, principalmente pela sua imagem estar relacionada sempre por utilizar o cachimbo.



O Preto-velho está geralmente ligado à vibração de Omolu - faixa vibratória da cura de doenças, ou seja, reconstrução dos corpos. Além do cachimbo, realizam benzimentos com ramos de arruda. Com um terço, rezam e borrifam água fluidificada - água acrescida de fluidos curadores. Com o fumo do cachimbo, baforam para a limpeza e harmonização de todas as vibrações.


Todo dia 13 de maio, data que foi assinada a Lei Áurea para a abolição da escravatura no Brasil, é comemorado, na Umbanda, o dia do Preto-velho. Durante os cultos, os cânticos servem para saudar a presença das entidades e reforçar o seu poder durante os rituais espirituais a fim de envolver todos os participantes.

Os pretos-velhos, por vezes, se apresentam como nomes para individualizar suas ações, assim como acontecia nos tempos da escravidão. Naquela época, cada negro era denominado de acordo com as suas regiões de origem. Por isso, são fundamentados a partir de cada campo de atuação. Alguns mais comuns são: Pai Francisco do Congo - linha de Iansã; Pai Francisco de Aruanda - linha de Oxalá; Pai Francisco das Matas - linha de Oxóssi.


 

Cuidar dos Pretos Velhos: Respeito e Devoção na Espiritualidade Afro-Brasileira

Nos rituais e práticas espirituais das religiões afro-brasileiras, o cuidado dedicado aos Pretos Velhos é uma demonstração de respeito e devoção profundamente enraizada na cultura e na espiritualidade. Neste parte, discutiremos a importância de cuidar dos Pretos Velhos e como isso se traduz em gestos significativos.

Honrando a Sabedoria Ancestral

Os Pretos Velhos são considerados como ancestrais sábios, que acumularam conhecimento ao longo de várias vidas. Cuidar deles é uma maneira de reconhecer essa sabedoria e honrar as contribuições dos antepassados para a cultura afro-brasileira.

1. Montar um Altar

Muitas pessoas que seguem religiões como a Umbanda e o Candomblé montam altares dedicados aos Pretos Velhos em suas casas. Isso envolve a criação de um espaço sagrado com imagens, velas, água, flores e outros objetos que simbolizam respeito e devoção. O altar serve como um local de conexão espiritual e meditação.

2. Oferecer Presentes

Oferecer presentes aos Pretos Velhos é uma forma de demonstrar carinho e respeito. Esses presentes podem incluir velas, charutos, café, doces, flores ou outros itens que sejam considerados apreciados pelos Pretos Velhos em questão.


3. Realizar Orações e Homenagens

As orações desempenham um papel fundamental no cuidado dos Pretos Velhos. As pessoas que praticam a espiritualidade afro-brasileira frequentemente realizam orações específicas para honrar e se conectar com essas entidades. Além disso, podem ser realizadas homenagens, como cânticos e danças, em celebração aos Pretos Velhos.

Respeito Contínuo e Reconhecimento

Cuidar dos Pretos Velhos não se limita a gestos físicos ou rituais; envolve uma atitude contínua de respeito e reconhecimento em todos os aspectos da vida.

1. Viver com Integridade

Viver de acordo com os princípios de integridade e justiça é uma maneira de honrar os ensinamentos dos Pretos Velhos. Isso inclui tratar os outros com respeito, buscar a sabedoria e tomar decisões éticas.

2. Manter a Conexão Espiritual

Manter uma conexão espiritual contínua com os Pretos Velhos envolve a prática regular da espiritualidade, como participar de rituais e orações, e buscar orientação e inspiração em momentos de dúvida ou dificuldade.

3. Promover a Compreensão Cultural

Promover a compreensão da cultura afro-brasileira e a história dos Pretos Velhos é uma maneira de demonstrar respeito pela riqueza cultural e espiritual dessas tradições.

Os pretos-velhos são representados pelas cores preto e o branco, e o dia sagrado da semana é a segunda-feira.

O legado de um Preto-velho é a liberdade. Eles vêm para mostrar o quanto nós, humanos, somos prisioneiros das nossas próprias ilusões - consideradas, por eles, mais perigosas que a escravidão que os mantinham acorrentados.

Aqui, na Imaginário Brasileiro, você encontra algumas peças alusivas aos pretos-velhos. Compre Online

#artepopularbrasileiraPreto-velho

6 comentários

Geovane Ferreira da Silva

Geovane Ferreira da Silva

Salve Todo o Povo de Aruanda e de Angola, Salve Todos os Pretos e Pretas Velhas de Aruanda,Um Pequeno Texto, Muito Explicativo e Motivador, Sobre os Amados Pretos Velhos.Peço Sempre,A Cura,A Proteção,A Sabedoria,A Humildade,A Paciência,Para mim e Minha Família e Para Todos os Irmãos de Fé.Que Assim Seja.Adorei as Almas,As Almas Adorarei.Axé.Gratidão por Tudo.

Roni

Roni

Esse material foi bem esclarecedor. Gratidão!

Edson Andrade

Edson Andrade

É muito interessante e gostaria de receber mais artigo sobre os pretos velhos e seus cânticos e letras dos cânticos se for possível desde agora agradeço muito axé pra vcs

Patricia

Patricia

Acabei de passar por uma regressão em que me vi como um preto velho que morreu de velhice e, no mundo espiritual, tratou, deu banho de ervas, água fluidificada e benzeu um homem que foi conhecido e desafeto dele na juventude, quando frequentavam rodas de capoeira e brigaram por mulher

Maria da Luz bezerra

Maria da Luz bezerra

Oxalá

ALGENIO DE BILLOT

ALGENIO DE BILLOT

Maravilhoso tudo

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.