Pavão Misterioso - Xilogravura
Pavão Misterioso
Thais Lima | Artes do Imaginário Brasileiro

O Romance do Pavão Misterioso

O Romance do Pavão Misterioso é um dos mais populares romances de cordel do Brasil. Publicado originalmente em 1923, o romance conta a história do jovem Evangelista e sua paixão pela condessa Creusa. O Pavão Misterioso é uma obra que se tornou um ícone da cultura nordestina e é considerado um dos mais importantes romances de cordel já escritos. Este ano marca o centenário de sua publicação, o que torna ainda mais relevante falar sobre essa obra tão importante para a cultura brasileira.

Contexto Histórico

O romance do Pavão Misterioso é um dos mais populares e antigos romances de cordel do Brasil. Ele foi publicado pela primeira vez em 1923, mas sua origem é incerta. Alguns pesquisadores atribuem a autoria a José Camelo de Melo Rezende, que teria escrito o cordel em meados de 1920, mas teve sua obra roubada por João Melchíades Ferreira da Silva, que publicou sua versão em 1923 . Outros afirmam que o cordel é baseado em uma lenda antiga do nordeste sobre um pavão encantado que podia voar léguas e léguas.


O romance conta a história de amor entre Evangelista, um rico comerciante turco, e Creusa, uma bela condessa grega que vivia presa em uma torre pelo pai orgulhoso. Para raptá-la, Evangelista conta com a ajuda de um inventor que cria um pavão mecânico capaz de voar até a torre. A história se passa no exterior e mistura elementos fantásticos e românticos.


O romance do Pavão Misterioso se insere na história da literatura de cordel como uma das obras que mais difundiu esse gênero pelo Brasil. A literatura de cordel é uma forma de contar histórias em versos rimados e ritmados, que eram impressos em folhetos e vendidos pelos poetas populares nas feiras e nas ruas do nordeste. A literatura de cordel tem origem nos relatos orais dos trovadores medievais de Portugal e chegou ao Brasil em meados do século XVIII, ganhando força no interior do nordeste no século XIX .


O romance do Pavão Misterioso teve várias adaptações e influências na cultura popular brasileira. Ele foi transformado em história em quadrinhos por Sérgio Lima na década de 1960, em canção por Ednardo em 1974, em peça de teatro por Ronaldo Correia de Brito e Francisco Assis Lima em 1986, e em livro infantojuvenil por Arievaldo Viana e Jô Oliveira em 2008. O romance também foi lembrado no carnaval carioca pela escola de samba Acadêmicos do Salgueiro em 2012.

Resumo da Obra

A obra conta a história de amor entre Evangelista, um rico comerciante turco, e Creusa, uma bela condessa grega que vivia presa em uma torre pelo pai, o conde D'Arles. Evangelista se apaixona por Creusa ao vê-la em uma procissão anual e decide pedi-la em casamento. Para isso, ele conta com a ajuda de João Sem Medo, um inventor português que constrói um pavão mecânico capaz de voar até a torre da condessa. Com o pavão misterioso, Evangelista consegue raptar Creusa e fugir com ela para a Turquia. No entanto, o conde D'Arles não desiste de recuperar sua filha e envia seus soldados para perseguir os amantes. Depois de muitas aventuras e perigos, Evangelista e Creusa conseguem se casar e viver felizes.

Personagens Principais

Evangelista é o protagonista da história. Ele é um homem rico, corajoso e apaixonado. Ele não mede esforços para conquistar Creusa e enfrenta todos os obstáculos que surgem em seu caminho. Ele também é generoso e bondoso, pois ajuda João Sem Medo a se livrar de uma dívida e acolhe os irmãos de Creusa em sua casa.

Creusa é a heroína da história. Ela é uma mulher bela, virtuosa e inteligente. Ela sofre com o cárcere imposto pelo pai, mas não perde a esperança de encontrar o amor. Ela se encanta por Evangelista e aceita fugir com ele para viver sua paixão. Ela também é corajosa e fiel, pois enfrenta os perigos da fuga e não se rende às ameaças do pai.

João Sem Medo é o coadjuvante da história. Ele é um inventor português que vive na Grécia. Ele é amigo de Evangelista e o ajuda a construir o pavão misterioso. Ele também participa da fuga dos amantes e os protege dos soldados do conde. Ele é um homem criativo, leal e divertido.

O conde D'Arles é o antagonista da história. Ele é o pai de Creusa e o senhor de uma grande fortuna na Grécia. Ele é um homem orgulhoso, autoritário e cruel. Ele mantém sua filha presa em uma torre para preservar sua pureza e sua honra. Ele não aceita o amor de Creusa por Evangelista e faz de tudo para impedir seu casamento.

Qual a Mensagem do Romance do Pavão Misterioso

O romance do pavão misterioso aborda vários temas, como o amor, a liberdade, a aventura, a fantasia, a tradição e a modernidade. O amor é o tema central da obra, pois motiva toda a ação dos personagens. É um amor romântico, idealizado e desafiador, que supera as barreiras sociais, culturais e geográficas. 


A liberdade é outro tema importante, pois contrasta com a opressão vivida pelos personagens. Creusa busca a liberdade de escolher seu destino e seu parceiro, enquanto Evangelista busca a liberdade de viver seu amor sem interferências. 


A aventura é o tema que dá dinamismo à obra, pois envolve situações de perigo, suspense e emoção. A fuga dos amantes, a perseguição dos soldados, os disfarces, os combates e as reviravoltas são elementos que tornam a narrativa envolvente e divertida. 


A fantasia é o tema que dá magia à obra, pois introduz elementos sobrenaturais e maravilhosos. O pavão misterioso, o voo noturno, o sonho profético e o milagre da cura são exemplos de como a imaginação se sobrepõe à razão na história. 


A tradição e a modernidade são temas que se contrapõem na obra, pois refletem os valores e os costumes das diferentes épocas e lugares em que se passa a história. A tradição é representada pelo conde D'Arles, que segue os preceitos da nobreza e da religião. A modernidade é representada por Evangelista e João Sem Medo, que usam a tecnologia e a ciência para realizar seus objetivos.

O Centenário da Obra

O romance do pavão misterioso completou 100 anos em 2023. Nesse período, a obra se tornou um clássico da literatura de cordel e da cultura popular brasileira. A obra foi adaptada para diversas mídias, como quadrinhos, teatro, música e televisão. A obra também foi estudada por diversos pesquisadores, que analisaram sua origem, sua estrutura, sua linguagem, seu estilo e seu significado. O romance do pavão misterioso é uma obra que encanta gerações de leitores e ouvintes, pois combina elementos universais como o amor, a aventura e a fantasia com elementos regionais como o cordel, o sertão e o nordeste.

Importância da obra para a cultura brasileira

O romance do pavão misterioso é importante para a cultura brasileira por vários motivos. Primeiro, ele mostra a influência da tradição oral dos trovadores medievais portugueses na formação da literatura de cordel no Brasil, especialmente no Nordeste. 


Segundo, ele revela a imaginação e a criatividade dos cordelistas brasileiros, que souberam adaptar uma lenda oriental para o contexto nacional, misturando elementos fantásticos e realistas. Terceiro, ele inspirou diversas manifestações artísticas, como quadrinhos, músicas, teatro e cinema, que difundiram o romance para um público mais amplo e diverso.

Conclusão

O romance do pavão misterioso é uma obra que representa a riqueza e a originalidade da literatura de cordel brasileira. Ele narra uma história de amor e aventura que encanta leitores de todas as idades e regiões. Ele também demonstra a capacidade dos cordelistas de reinventar as tradições populares e de dialogar com outras formas de expressão cultural. Por isso, ele merece ser lido, estudado e valorizado como um patrimônio da cultura brasileira.

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.