bandeira de pernambuco

A bandeira de Pernambuco é uma das mais antigas e belas do Brasil. Ela representa a história, a cultura e a identidade do povo pernambucano, que lutou pela liberdade e pela democracia em diversas ocasiões. Neste post, vamos conhecer a origem, a evolução e o significado dos elementos que compõem essa bandeira tão especial.

A bandeira de Pernambuco e suas características

 

A bandeira de Pernambuco é formada por um retângulo branco com um arco-íris no centro, uma estrela amarela no canto superior esquerdo, um sol vermelho no canto inferior direito e uma cruz vermelha no meio do arco-íris. Cada um desses elementos tem um simbolismo próprio, que remete à história e à cultura do estado.

Breve História da bandeira de Pernambuco
 

A bandeira de Pernambuco tem sua origem na Revolução Pernambucana de 1817, também conhecida como Revolução dos Padres, que foi um movimento emancipacionista que visava à independência do estado em relação à Portugal. Os revolucionários criaram uma república provisória, que durou apenas 74 dias, mas deixou um legado de ideais republicanos e liberais.

 

A bandeira de Pernambuco foi criada pelo pintor francês Jean-Baptiste Debret, que estava no Brasil na época, a pedido dos líderes da revolução. Ela foi inspirada na bandeira dos Estados Unidos da América, que era vista como um modelo de república democrática. A bandeira foi hasteada pela primeira vez no dia 6 de março de 1817, na Praça da República, no Recife.

Mochila com Bandeira de Pernambuco


 

Se você busca uma maneira única e autêntica de expressar seu amor por Pernambuco, não procure mais. Apresentamos a Mochila com tema Bandeira de Pernambuco, uma verdadeira obra de arte que celebra a rica cultura e história desse estado brasileiro tão vibrante.

  • Design original e fabricação própria. Genuinamente Pernambucanas!


  • Dimensões: 37x26x13


"A bandeira de Pernambuco é mais do que um símbolo; é um testemunho da rica história, cultura e determinação desse estado, voando orgulhosamente como um lembrete de suas conquistas e identidade únicas."

Simbolismo da Bandeira de Pernambuco
 

Cada elemento da bandeira de Pernambuco tem um significado relacionado à história e à cultura do estado. Vamos ver cada um deles a seguir.

bandeira de pernambuco e do brasil

Significado das cores da Bandeira de Pernambuco


As cores da bandeira são o branco, o vermelho, o amarelo e as cores do arco-íris. O branco representa a paz e a harmonia entre os pernambucanos. O vermelho representa o sangue derramado nas lutas pela liberdade e pela justiça. O amarelo representa a riqueza e a prosperidade do estado. As cores do arco-íris representam a diversidade e a tolerância entre os diferentes grupos sociais e culturais que compõem o povo pernambucano.

 

Significado do arco-íris na Bandeira de Pernambuco

arco-iris da bandeira de pernambuco

O arco-íris é o elemento central da bandeira de Pernambuco. Ele simboliza a esperança e a união dos pernambucanos em busca de um futuro melhor. O arco-íris também remete à aliança entre Deus e os homens, segundo a tradição bíblica. Além disso, o arco-íris é uma referência ao clima tropical do estado, que tem chuvas frequentes seguidas de sol.

 

Significado da estrela e do sol na bandeira de Pernambuco  


  • estrela e sol da bandeira de pernambuco

A estrela amarela no canto superior esquerdo da bandeira representa o estado de Pernambuco dentro da federação brasileira. Ela é a mesma estrela que aparece na bandeira nacional, representando o estado na constelação do Cruzeiro do Sul. A estrela também simboliza a luz da sabedoria e da ciência, que ilumina o caminho dos pernambucanos.

 

O sol vermelho no canto inferior direito da bandeira representa o calor e a energia do povo pernambucano, que tem uma personalidade forte e vibrante. O sol também simboliza o progresso e o desenvolvimento do estado, que se destaca nas áreas econômica, social e cultural.

 

Significado da cruz vermelha na bandeira de Pernambuco


  • cruz vermelha da bandeira de pernambuco

A cruz vermelha no meio do arco-íris representa a fé e a religiosidade dos pernambucanos, que são majoritariamente cristãos. A cruz também representa o sacrifício dos mártires da revolução de 1817, que morreram defendendo a liberdade e a independência do estado. A cruz é o símbolo da Ordem de Cristo, uma ordem religiosa e militar que teve grande influência na colonização do Brasil.

História da Bandeira de Pernambuco


A bandeira de Pernambuco foi criada em 1817, mas passou por algumas mudanças ao longo do tempo. Vamos ver como ela evoluiu desde sua origem até os dias atuais.

 

Origem da bandeira de Pernambuco


A bandeira original de 1817 era um pouco diferente da atual. Ela tinha um retângulo azul com treze estrelas brancas no canto superior esquerdo, representando as treze províncias que formavam a república pernambucana. O arco-íris tinha sete cores, seguindo a ordem natural: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. O sol era amarelo e a cruz era branca.

 

Evolução da bandeira de Pernambuco


Após a derrota da revolução de 1817, a bandeira foi proibida pelo governo imperial. Ela só voltou a ser usada em 1824, na Confederação do Equador, outro movimento emancipacionista que envolveu Pernambuco e outras províncias do Nordeste. Nessa época, a bandeira sofreu algumas alterações: o retângulo azul foi substituído por um branco, o número de estrelas foi reduzido para nove, representando as nove províncias confederadas, e o sol e a cruz foram pintados de vermelho.

 

A Confederação do Equador também foi reprimida pelo governo imperial, e a bandeira foi novamente banida. Ela só voltou a ser oficializada em 1895, após a proclamação da república no Brasil. Nessa ocasião, a bandeira foi restaurada com algumas modificações: o número de estrelas foi reduzido para uma, representando apenas Pernambuco, e o arco-íris foi simplificado com apenas quatro cores: vermelho, amarelo, verde e azul.

 

A bandeira atual de Pernambuco é a mesma de 1895, com apenas uma pequena alteração: em 2007, foi adicionado o brasão do estado no centro da cruz vermelha. O brasão é formado por um escudo com as armas da república pernambucana de 1817 e uma coroa mural com cinco torres, representando a capital Recife. O escudo é ladeado por dois ramos de cana-de-açúcar e tem como lema a frase "Nihil Prius Fide", que significa "Nada Antes da Fé".

Conclusão

A bandeira de Pernambuco é um símbolo de orgulho e identidade para os pernambucanos. Ela expressa os valores, as tradições e as aspirações desse povo que tem uma história de luta e resistência pela liberdade e pela democracia. A bandeira de Pernambuco também é uma obra de arte, que encanta pela sua beleza e originalidade. Por isso, ela é considerada a bandeira mais bonita do Brasil.

Bandeira de pernambucoBandeira de pernanbucoPernanbuco

3 comentários

Augusto Guimarães Filho

Augusto Guimarães Filho

Orgulho de ser PERNAMBUCANO. V I V A

Marcos Antônio Rosa Borges

Marcos Antônio Rosa Borges

A Bandeira de Pernambuco é o símbolo da luta do povo pela liberdade, democracia, por isso o Pernambucano tem muito orgulho da sua história, estado progressista, nossa cultura,música, dança,comidas orgulho deste estado. Viva meu querido estado.

IRAM GOMES DA SILVA

IRAM GOMES DA SILVA

Pernambuco meu País

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.