IDENTIDADE, TRADIÇÃO E CULTURA NOS PÉS: AS SANDÁLIAS DE COURO FEITAS POR ADILSON E ANTÔNIO
Entre martelos, alicates, tesouras, moldes, máquinas de costura e outros utensílios que tomam conta do ateliê, nasce um produto que podemos considerar um símbolo do povo nordestino: as sandálias de couro.
Mas existe um estilo dessas sandálias que têm um toque especial, com referências que vêm de um lugar que fica do outro lado do oceano: a cidade de Roma, na Itália. São as sandálias tipo romana, muito famosas mundo afora, principalmente as que conhecemos como “gladiadoras”.
Em Belo Jardim, município do Agreste pernambucano, uma dupla faz sucesso na produção destas sandálias. É na casa de número 69 que as ideias dos irmãos Adilson e Antônio, mais conhecidos na cidade como “irmaõs galindo”, afloram diante de uma paixão que passou por gerações. Dar continuidade ao trabalho deixado como herança pelos avós é uma responsabilidade que segue viva desde 1987.
Com mais de trinta anos fazendo uso do couro como renda familiar, os irmãos
destacam o trabalho como algo difícil de fazer, que precisa de muita atenção, mas no final das contas é prazeroso. No início, seus avós se dedicavam à criação de outro estilo de calçado. Mas, como chegaram à especialidade das sandálias tipo romana? Adilson conta que iniciaram a confecção após sugestão de um amigo. Os irmãos já demonstravam certo interesse pelo perfil das sandálias, então decidiram dar o pontapé inicial. Com uma rotina de trabalho que se adequa à demanda, Adilson explica que as vendas vão além do Estado de Pernambuco. Muitos compradores são de São Paulo, Rio de Janeiro - que afirma ser o local com os melhores clientes -  e até mesmo de fora do país. Certa vez, uma turista norte-americana comprou uma quantidade de trezentos pares de sandálias!
Feitas de couro conhecido como atanado, material natural e menos nocivo ao meio ambiente pelo seu processo de fabricação, as sandálias têm no solado o mesmo material usado para produção de pneus, que os irmãos consideram muito mais durável. O colorido das sandálias é o diferencial que faz o produto ter personalidade, assim como originalidade para quem a adquire.
Tradição, simplicidade e leveza nos pés, é um trabalho carregado de representatividade e totalmente artesanal, feito com carinho sem abrir mão da qualidade, da beleza e do conforto. E beleza elas têm muito, da mesma maneira como todo processo de produção é feito, porque vem das mãos de pessoas que são motivadas pelo amor ao que fazem, que prezam pela história, prática, costume, memória e bem-estar do cliente. Artesanato forte de Pernambuco para o mundo, com detalhes que fortalecem a cultura local. Viva!

Gostou do perfil das sandálias? Peça a sua aqui: Coleção Romana 
Você também pode visitar a nossa loja e fazer um passeio por um dos lugares mais bonitos do Brasil: Alto da Sé, em Olinda!
Rua Bispo Coutinho, 814 - Olinda/PE

2 comentários

Jordana

Jordana

Mudei minha forma de consumir ultimamente. Estou procurando consumir produtos artesanais e fiquei feliz em encontrar essa plataforma de vendas de produtos nordestinos. Aguardando com ansiedade a chegada de minha sandália . Obrigada por fazer essa ponte entre produtor e consumidor.

Adilson Galindo

Adilson Galindo

Lindo comentário, verdadeiro e honesto.

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.