Basta olhar o trabalho de Mestre Elias José para já perceber que a sua grande inspiração é um dos momentos mais especiais da vida de uma mulher: quando ela se torna mãe. ‘Tive mais contato com mulheres grávidas quando trabalhei em uma Maternidade. Eu era auxiliar de serviços gerais, mas quando precisava, até ajudar grávida a subir na maca na hora do parto eu ajudei lá. Foi um momento que eu pude observar mais de perto as mulheres grávidas e é desse período que nasceu a ideia de esculpir gestantes. Eu via as mulheres com aquele barrigão já perto de ter o bebê, e também tive a oportunidade de ver o carinho e cuidado que as mães demonstravam quando pegavam os seus bebês nos braços’, explica o artesão que traduz a emoção em arte . Super orgulhoso do seu trabalho, ele afirma que a maior conquista que o artesanato lhe trouxe na vida foi proporcionar educação para os seus dois filhos. ‘Hoje minha filha é formada em enfermagem e o meu filho está na faculdade cursando medicina, daqui a seis anos devemos ter um médico na família’, relata, com satisfação, Mestre Elias.
Mas nem sempre as mães foram a inspiração do artista. No começo, ele produzia mais esculturas com animais como cavalo e carro de bois e até algumas peças com um toque surrealista. A história dele com artesanato começou há 30 anos quando um colega o apresentou ao ofício. No entanto, levou algum tempo para Elias perceber que podia se dedicar integralmente ao seu trabalho manual. Começando aos poucos, no início da sua trajetória, ele só exercia a atividade nas horas vagas e não vendia o que produzia. ‘A minha história com trabalho manual começou nos anos 80 e só depois de alguns anos de prática foi que eu percebi que podia viver do que entalhava. Foi aí que decidi me dedicar exclusivamente à arte’, explica Mestre Elias.
Natural de Paudalho (PE), ele aprendeu o ofício na Paraíba, estado em que reside até hoje e cria as suas peças. Ao longo da sua trajetória, o artesão tem verdadeiro fascínio pelo processo de produção. Faz tudo, inclusive ele mesmo que compra a Madeira que vem do sertão do Cariri. E ao passo que a peça vai se desenvolvendo e o chão do ateliê fica repleto de lascas de madeira, o brilho no olho do artesão vai aumentando ao observar a peça criando forma.
‘Eu gosto demais do que eu faço. Já pensei até em parar, mas não consigo. É muito bom pegar um pedaço de madeira in Natura, lavrar ela, e ver ela virar uma escultura. E depois, ela pronta, as pessoas elogiando. Isso traz uma força para sempre criar e pensar esculturas de mães diferentes. Eu já fiz mulher gestante, grávida de gêmeos, com o filho nos braços, e de vários outros jeitos’ detalha. E é assim que Mestre Elias vai compartilhando a sua arte que tem fonte de inspiração inesgotável: o amor das mães pelos filhos.
13 comentários
Uiara
Comprei para dar ao meu obstetra que está me ajudando muito nessa fase. As esculturas são lindas
Fernanda Porto
Eu já tenho a minha! <3
Obrigada e parabéns pelo trabalho, sensível, delicado e emocionante!
Um abraço do RS.
lucilene mendes
olá, faz dias que estou tentando comprar uma escultura mulher gestante e está tudo esgotado
VIRGINIA
Gostaria de comprar uma grávida de gêmeos, como faço ?
Eucleria
Gostaria de comprar uma escultura!!! Mulher gestante de gêmeos.
Katia Souza
Olá, Amei as esculturas do mestre Elias.
Quero da grávida de gêmeos,como faço pra comprar pfv?
VERA REGINA COSTA RIBEIRO
Quero comprar a mulher grávida de gêmeos. Como faço?
MARIA RITA BARROS
Comprei duas, mas não tem mais. Gostaria de comprar mais para dar
de presente.
Flávia Cuiabano
Gostaria de encomendar uma escultura de gestante de gêmeos
Letícia
Que esculturas maravilhosas! Estou ENCANTADA!!! Parabéns, grande artista brasileiro!!! ❤️
Nelita
Amei as esculturas do Jose Elias porem senti falta de uma…uma grávida e ao mesmo tempo com uma criança no colo, essa escultura retrataria uma etapa na minha vida, na qula estava grávida e tinha uma filha. Fica a dica pro artesão. Obrigada
Priscila
Olá ! Quero 2 esculturas, como faço para comprar?
Adriana Pássaro Corinaldesi
A escultura realmente é linda!! Nos emociona! Parabéns!!