GEGÊ PEDROSA: SER LIVRE É SER ARTE

Filho de pais colecionadores, Geminiano da Cunha é Gegê Pedrosa, artista plástico e artesão desde 1990.

Gegê cresceu no mundo da arte indo a exposições, galerias e museus. O universo das pinturas e esculturas o cativou desde o primeiro contato e, sem contestar, tomou a iniciativa de escolher o caminho das artes como sua profissão desde os 18/19 anos de idade.

 

O artista começou com desenho e pintura e a escultura veio em seguida. A madeira como material de trabalho é o que o artesão tem de mais recente diante de uma longa trajetória artística. A consciência ambiental é um dos princípios de Gegê Pedrosa. Há sete anos ele escolheu trabalhar com madeiras reaproveitadas: árvores que foram retiradas ou que caíram por conta das chuvas, no Recife.

Para iniciar o processo de suas obras, as madeiras resgatadas por Gegê passam por algumas técnicas, como marchetaria (madeiras de vários tons coladas) e laqueamento (madeira pintada) e a madeira natural. As técnicas adotadas por Gegê destacam a beleza, delicadeza e sensibilidade do seu trabalho, esculpidas com muito cuidado afeto.

A Liberdade é sinônimo de Independência. Liberdade para ser pássaro, independência para ser gato ou ter a autonomia de qualquer animal. O “ser livre” serviu como inspiração para o artista, que tem como proposta explorar a leveza e os movimentos dos animais, modelos de suas esculturas. “Os pássaros têm um movimento incrível e simbolizam liberdade. Eu acho que a arte tem esse elo com a liberdade”, detalha.

A preocupação e admiração por tudo que a natureza é capaz de oferecer estão presentes em todo o imaginário do artista, desde a maneira como é escolhida a madeira que dá forma às esculturas, até o simbolismo das obras. Assim como o animal precisa ser livre, Gegê Pedrosa precisa da arte para viver. “Para mim, trabalhar com arte é uma questão de necessidade, é uma questão existencial, como beber água e se alimentar. Esculpir é vital para mim”.

Gostou das obras de Gegê Pedrosa? Você pode adquirir no site ou na loja física, que fica no endereço: Rua Bispo Coutinho, 814, Alto da Sé, Olinda/PE

1 comentário

Orilda Martins

Orilda Martins

Eu sou apaixonada por artesanato e amei tudo que vi aí.
Amei, amei, amei.

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.