TITA ARAÚJO: A ARTE QUE 'TRANSFORMA E ENCANTA'

Ela é recifense. Foi bancária por muitos anos e só após cursar psicologia ingressou no universo das artes. Em 1996, quando morava em São Paulo, começou a ter experiência com arte decorativa através de desenvolver técnicas de pintura em cerâmica.

De volta ao Recife, vai em busca de ampliar o conhecimento. Após diversos cursos para ter uma base na criação própria identidade, atingiu novas técnicas e materiais para desenvolver o estilo próprio, ancorado na arte provençal - estilo rústico - rico em florais e fortemente influenciado pela técnica découpage.

A técnica découpage vem ganhando muitos admiradores. Artesanal e de origem francesa, significa o ato de recortar. O processo consiste em cobrir determinadas superfícies - como objetos de decoração - com o recorte e colagem de imagens prontas, como tecidos, guardanapos, fotografias, jornais e revistas.

Tita Araújo usa guardanapos de papel. Diversos objetos receberam a intervenção, inclusive alguns visando a sustentabilidade. Peças em desuso receberam uma nova função e viraram obras de arte. Móveis antigos, materiais de demolição, artigos comuns encontrados em feiras populares são alguns dos itens reaproveitados e transformados pela artista. Ela carrega consigo o slogan: “A arte que transforma e encanta”.

Tita é inspirada pelo romantismo, pela natureza e pela simplicidade das coisas. Segundo ela, a arte não precisa ser difícil e rebuscada para alcançar o objetivo principal - atingir a sensibilidade das pessoas e proporcionar prazer contemplativo.

“A arte para mim é a expressão da minha alma e acredito que cada artista derrama o seu conhecimento e sua essência”.

Com uma arte de sucesso, Tita tem explorado o lado empreendedor para dar mais visibilidade às peças que produz. Sempre que pode, participa de exposições e feiras - nacionais e internacionais - pois acredita que o propósito do seu trabalho merece cada vez mais destaque.

“Meu legado é mostrar aos meus clientes/fãs que podemos transformar peças do nosso cotidiano em arte e, ao mesmo tempo, transmitir a mensagem da nossa transformação íntima, que não precisamos viver só em uma caixinha”.

A transformação social através da arte é um dos pilares do trabalho de Tita Araújo. Seja através de oficinas para mulheres em situação de vulnerabilidade ou projetos que ensinam como dar novas funções ao lixo descartado de forma irregular, a artista luta para promover oportunidades de conscientização nestes cenários.

Um dos exemplos foi um projeto social Mulheres Empreendedoras do Meu Bairro, que ajudou mulheres de comunidades carentes do Panamá a encontrar um novo caminho para geração de renda. Conheça: 



Por meio dessa iniciativa e da obra de Tita Araújo, diversas pessoas foram
beneficiadas, alcançando, assim, o desejo da artista.

“Coloco em cada peça dedicação, amor, harmonia e muita gratidão. Minha arte
representa minha liberdade, emoção, beleza, graça e delicadeza. Saber que posso transformar e me transformar, satisfação em mexer com a emoção do cliente”.

As peças de Tita Araújo estão aqui no nosso site: clique aqui e na loja física: Rua Bispo Coutinho, 814, Alto da Sé, Olinda - PE.

#artemanual#artepopularbrasileira#artesanato#feitoamaoQuengadecoco

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.