BOLSA DE COURO MARIA BONITA: INSIPIRAÇÃO QUE VEM DO CANGAÇO

Dentre os itens mais procurados da categoria moda em nossas lojas está a Bolsa Maria Bonita. E não é para menos: a bolsa carrega em si uma linda história de inspiração, arte e cultura, além de ser feita com os melhores materiais. Vamos conhecer um pouco mais sobre essa peça de desejo?

A inspiração: Cangaço

O cangaço foi um movimento revolucionário que aconteceu no sertão do nordeste entre os séculos XIX e XX. Os cangaceiros espalhavam terror nas fazendas da região como forma de vingança pela falta de necessidades básicas, como emprego, moradia e alimentação. Os “justiceiros” representavam a bravura do povo nordestino e o cangaço acabou símbolo do nordeste, da sua luta, da sua resistência e do seu povo, sendo hoje considerado elemento da cultura popular e inspirando as artes na literatura, no cinema e, claro, na moda.

Com suas vestimentas e adornos característicos, até os dias de hoje os cangaceiros inspiram os artistas a recriarem traços marcantes da estética cangaceira como forma de expressão através da moda. Os chapéus, cinturões e as bolsas de couro, tudo com muitos bordados e indumentárias, são fonte de inspiração para estilistas de todo o país; e esta referência, claro, chegou à Artes do Imaginário Brasileiro.

 

Fotos: Flickr / Drica Melo, Abrahão Filho e George Vale.

 

A bolsa

A bolsa Maria Bonita é um belo exemplo dessa inspiração do cangaço. A peça, que é uma verdadeira obra de arte, é feita à mão e é de couro legítimo.

Os recortes e as cores que compõem os detalhes da bolsa dão um ar mais alegre e único, retratando desenhos típicos das roupas dos vaqueiros e cangaceiros, inserindo elementos da identidade cultural e unindo tradição e contemporaneidade. A inspiração para a criação do design das bolsas está na alegria do povo nordestino, na cultura popular, nas cores vivas da região e na estética do sertão.

A bolsa tem a alça comprida e pode ser usada no ombro ou transpassada no corpo. Um toque de regionalismo, cultura e história em seu look.

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.