Quem Produz

Artesão Individual

Os artesãos são trabalhadores que praticam individualmente ou coletivamente ofícios que transformam matérias-primas em produtos acabados, principalmente por meio de técnicas manuais. Ele conhece as técnicas, materiais e processos de seu trabalho.

Mesmo com ferramentas e auxiliares, suas mãos são as ferramentas mais importantes para o seu trabalho. Os objetos elaborados pelo artesão são únicos, com a marca dos seus gestos e o ritmo do seu trabalho, expressando a identidade cultural da sua comunidade e gente.

Artista Popular

Artistas populares dedicam-se a criar obras de valor artístico, significado poético. Sua obra expressa o modo de vida da comunidade, seus valores, sonhos, crenças e percepções. Assim como os artesãos, os artistas e fabricantes populares também usam as mãos como principal ferramenta para transformar matérias-primas. Adquire as técnicas e processos de seu próprio trabalho através de métodos tradicionais ou auto-estudo sem experiência acadêmica nas artes.

Artistas populares são frequentemente considerados artesãos e vice-versa. A principal diferença entre eles é que o artista se concentra na originalidade e em sua forma particular de expressão, enquanto o artesão se concentra no domínio do conhecimento compartilhado coletivamente.

Mestre

Mestre Marcos de Sertânia e sua Obra

 

Os mestres são artesãos com profundo conhecimento e domínio técnico do seu ofício, distinguindo-se pela capacidade de transferência de conhecimento e criatividade. É uma figura informativa, reconhecida e admirada pela comunidade e pelos profissionais.

Como guardiões da memória e do conhecimento, desempenha um papel fundamental na preservação dos hábitos e saberes das pessoas, despertando o interesse dos jovens e transmitindo esse conhecimento às novas gerações. Os mestres podem transmitir seus conhecimentos aos aprendizes ou influenciar e inspirar indiretamente os artesãos locais.

Aprendiz

Um aprendiz é um artesão que se dedica a aprender um ofício, ou seja, um artesão em formação. O conhecimento e as habilidades manuais geralmente são transmitidos por figuras familiares importantes, como pais ou avós, mestres artesãos ou cooperativas. No processo de aprendizagem, os aprendizes observam o trabalho dos artesãos mais experientes, "aprendem fazendo", desenvolvendo e aperfeiçoando suas habilidades por meio da prática por tentativa, erro e repetição. Os aprendizes desempenham um papel importante na continuidade da profissão, pois se tornam portadores desse conhecimento em sua própria geração. Os jovens estão perdendo o interesse pelo artesanato devido às mudanças sociais, econômicas e ambientais que afetam as comunidades tradicionais. Para enfrentar esse desafio intergeracional, as comunidades pedem aos governos e setores da sociedade civil que proponham políticas e políticas públicas que estimulem a avaliação econômica de atividades que estimulem a permanência dos jovens em suas comunidades.

Associações, Cooperativas e Grupos Familiares

As organizações coletivas são formadas para que os artesãos possam trabalhar juntos para melhorar o desempenho, compartilhar experiências e desfrutar de benefícios sociais.

Grupos informais reúnem pessoas que possuem um vínculo que não depende da lei. Pessoas que compartilham interesses comuns, como usar as mesmas técnicas e materiais.

As formas organizacionais legalizadas estão sujeitas a legislação especial e devem ser registradas no estado para terem personalidade jurídica.

As formas de agrupamento mais frequentes são associações e cooperativas. No seio do grupo ou da família, árbitros como pais, mães, avôs e avós dirigem o trabalho de outros membros da família. As pessoas que integram grupos familiares podem compartilhar as responsabilidades da produção artesanal, estando ou não engajadas em outras atividades produtivas como a agricultura. Esta forma de organização pode ser informal ou formal.

A cooperativa é formada por no mínimo 20 cooperados e tem como principal objetivo alcançar o desenvolvimento econômico e financeiro do grupo por meio da comercialização de seus produtos. Todos os membros participam da tomada de decisões, assumem a responsabilidade pela produção e compartilham investimentos e lucros igualmente.

Uma associação, por outro lado, é um grupo de duas ou mais pessoas organizadas para defender um interesse comum, cuja atividade principal pode ou não ser a comercialização. Mais fáceis de administrar e mais baratos de registrar do que as cooperativas, são a forma mais comum de organização coletiva no setor de artesanato.

Várias associações e cooperativas podem se unir para formar uma cadeia produtiva. É o caso da Central Veredas, que é formada por oito grêmios de artesãos divididos em fiação, tinturaria e tecelagem de seus produtos.

Desde o ano 2007, nós da Artes do Imaginário Brasileiro temos trabalhado com artesãos, mestres e cooperativas sempre de forma direta, evitando assim a figura do atravessador com a missão de levar o melhor do artesanato e arte popular brasileira aos amantes de nossa rica cultura no Brasil e no mundo.

Artes do imaginario brasileiroArtesão individualArtesãosIdentidade culturalMestre artesaoTradições

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.